quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Todo Cristão tem Fé

Mc 11:22 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus, 23  porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. 24 Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis. 25 E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. 26 Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.


(Sete aspectos importantes sobre fé)


I - TODO CRISTÃO TEM UMA MEDIDA DA FÉ DO TIPO DE DEUS

V. 22 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus...

Tradução Alternativa: “Tende a fé de Deus”
Mesmo que você não tivesse a mínima idéia a respeito da língua grega, não deixaria de perceber facilmente que esta tradução está certa, porque Jesus acabara de demonstrar aos discípulos que ELE tinha aquele tipo de fé – A FÉ DO TIPO DE DEUS.

Mc 11:12 - E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. 13 Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isso. 20 E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes. 21 E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira que tu amaldiçoaste se secou. 22 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus,

Em seguida, no versículo 23, Jesus começa a descrever ou definir a FÉ DO TIPO DE DEUS.

            A fé do tipo de Deus é aquela que faz a pessoa crer em seu coração, para, então, dizer com a sua boca aquilo que crê em seu coração. Jesus explica que, nesse caso, acontecerá o que ela afirma ou diz pela fé.

            Este é o mesmo tipo de fé que Deus usou para criar os mundos no princípio. O Senhor simplesmente creu que aquilo que Ele dissesse aconteceria. O Senhor disse: “Haja terra”. E houve terra. Disse também: “Haja animais”. E houve animais.

            Tudo que existe aqui – o sol, a lua, as estrelas – foram criados por Deus quando ELE pronunciou a sua existência e creu que aquilo que dissesse aconteceria. O Senhor dizia uma coisa, e ela acontecia. (veja os seguintes textos: Gn 1:3-24; Sl 33:6; Sl 33:9; Hb 11:3). Ora, tudo quanto existe, exceto o ser humano, passou a existir porque Deus pronunciou a existência dela. ESSA É A FÉ DO TIPO DE DEUS.
  
Não peça fé em oração
  
O primeiro aspecto da fé que estamos estudando é que todo cristão já tem alguma medida desse tipo de fé. Você não precisa adquiri-la; não precisa orar, pedindo-a; não necessita jejuar a fim de obtê-la, nem prometer que se comportará melhor em troca dela. Você já a possui. Posso comprovar isso pela bíblia.

Rm 12:3 - Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Aqui, Paulo não escreveu aos mundanos, mas aos cristãos. Note a expressão: “...a cada um dentre vós...”

            Não se pode estabelecer uma doutrina se não estabelecer a Palavra pelo menos pela boca de uma ou mais testemunhas:

Dt 19:15 - Uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniquidade ou por qualquer pecado, seja qual for que cometer; pelo depoimento de duas ou três testemunhas, se estabelecerá o fato.

Mt 18:16 - Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
2 Co 13:1 - Esta é a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas, toda questão será decidida.

1Tm 5:19 - Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.

            Então vamos confirmar que todo cristão tem uma medida da fé do tipo de Deus, através de pelo menos, quatro textos da Palavra de Deus:

Rm 12:3 - Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

     2 Co 4:13 - Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos,

      Ef 2:8 - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

    Jd 1:3 - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

Não tome partido contra Deus

            Muitos cristãos colocam-se contra Deus, contra a bíblica e contra si mesmos sem perceberem isso. Não fariam dessa forma se soubessem do que se tratava. No entanto dizem que não tem fé. Assim vão contra Deus, pois, quando dizem que não possuem fé, declaram sem perceber: “Deus, Tu mentiste para mim”.

            A Palavra de Deus é o próprio Deus falando. Deus e Sua Palavra são a mesma coisa. Deus e a Sua Palavra são um.

            A Palavra de Deus diz que você tem fé. Veja o final do texto de Rm 12:3

            “...conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um...”

            A Palavra de Deus diz que você tem a medida de fé do tipo da que Deus criou o universo, daquela que remove montanhas.
  
Por que a fé é tão importante?

1.      Você não pode ser salvo sem a fé (Ef 2:8)
2.      Sem fé não existe nenhuma possibilidade de você agradar a Deus (Hb 11:6);
3.      A Palavra nos ensina que devemos andar por fé e não por vista (2 Co 5:7)
4.      Devemos travar o “Bom Combate da Fé” (1 Tm 6:12)
5.      Temos o “Espírito da Fé” (Duas Co 4:13)

Neste último texto, Paulo afirma que TEMOS, e não estamos tentando, esperando, orando ou lutando para obter o espírito da fé. Esse é o mesmo espírito da fé a que Jesus se refere em Mc 11:22-24, especialmente, no versículo 23.

 FALE EM VOZ ALTA:

         SOU CRENTE. NÃO TENHO DÚVIDAS. TENHO UMA MEDIDA DA FÉ DO TIPO DE DEUS, DA FÉ QUE CRIOU OS MUNDOS NO PRINCÍPIO. POSSUO UMA MEDIDA DA FÉ QUE REMOVE MONTANHAS.
  
            Escute a sua voz, repetindo muitas e muitas vezes até ser gravado no seu espírito. Uma vez que a Palavra de Deus penetrar no seu espírito, no seu coração, controlará a sua vida.


Estudo (adaptado e resumido) do Livro: 

"Fé que remove montanhas" - Kenneth Hagin (páginas: 7 a 34)


Visite também a nossa página no Facebook: Ouvir e Crer Samambaia

Abraços!

Pr. Isaias Barbosa

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Oração em Línguas e Meditação na Palavra

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, MAS DE TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS.” (Mt 4:1-4)

Há uma verdade paralela aqui: 

PÃO = Alimenta o corpo
PALAVRA = Alimenta o espírito

Eu lhe pergunto: Durante quantos dias da semana que você alimenta o seu corpo? E quantas vezes ao dia você faz refeições? Da mesma maneira que o seu corpo necessita de alimento durante sete dias por semana, e durante várias vezes ao dia, o SEU ESPÍRITO PRECISA SER ALIMENTADO DA PALAVRA DE DEUS.

OUTRA COISA, VEJA COMO A IGREJA TAMBÉM TINHA A ORAÇÃO COMO ESTILO DE VIDA:

 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, E NAS ORAÇÕES.” (At 2:42) 

“Naqueles dias (JESUS), retirou-se para o monte, a fim de orar, e PASSOU A NOITE ORANDO A DEUS.” (Lc 6:12)

“regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, NA ORAÇÃO, PERSEVERANTES” (Rm 12:12)

“com toda oração e súplica, ORANDO EM TODO TEMPO NO ESPÍRITO e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6:18)

“Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, ORANDO NO ESPÍRITO SANTO” (Jd 1:20)

“Dou graças a Deus, porque FALO EM OUTRAS LÍNGUAS MAIS DO QUE TODOS VÓS.” (1 Co 14:18)

A Igreja no primeiro século orava constantemente, a maioria dos avivamentos foram marcados por períodos de orações intensas.

O Apóstolo Paulo destacou a importância da oração em línguas pelo fato de deixar registrado na bíblia, a sua gratidão a Deus por orar em outras línguas mais do que todos os coríntios. Ele tinha uma prática diária e intensa de oração em línguas porque ele sabia o valor e a importância da oração em outras línguas: EDIFICAÇÃO PESSOAL. (Confira em 1 Co 14:4 e Jd 20)

O diabo quer acabar com duas práticas importantíssimas para a igreja atual: MEDITAÇÃO NA PALAVRA E ORAÇÃO EM TODO O TEMPO NO ESPÍRITO. ORAÇÃO EM LÍNGUAS HORA APÓS HORA!

LEMBRE-SE: 

PÃO = Alimenta o seu corpo
PALAVRA DE DEUS = Alimenta o seu espírito
ORAÇÃO EM LÍNGUAS = Edifica o seu espírito (constrói uma estrutura espiritual no mais íntimo do seu ser. Seu espírito. Constrói verdades espirituais. Constrói o seu chamado.

Portanto igreja, não se dobre às circunstâncias, enfermidades, escassez, pressões, problemas da vida, preguiça, negligência ou qualquer outra coisa que lhe impede de ter uma vida diária de meditação na palavra e oração em línguas em todo o tempo.

Aprenda a remir o tempo. Ore em todo o tempo em outras línguas no carro, caminhando, passeando, lendo... e medite na palavra de Deus de dia e de noite.

Assim, você estará alimentando e edificando o seu espírito acima da alma, mente, vontades, emoções, pressões, circunstâncias, adversidades e etc).

NÃO DEIXE O DIABO PARALISAR A SUA VIDA DE ORAÇÃO E DE MEDITAÇÃO NA PALAVRA!

Por Isaias Barbosa.